ARTISTA VISUAL E ARQUITETO ESTREIA SUA SÉTIMA EXPOSIÇÃO EM JOINVILLE (SC)

No dia 16 de maio, terça-feira às 20h, estreia na Giuseppe Pizzeria, em Joinville (SC), a exposição do artista visual e arquiteto Pedro Holderbaum, intitulada: “O Voo”. Esta será a sétima exposição de Pedro, que mostra ao público 6 obras que retratam a temática e o simbolismo das várias chances e situações positivas que muitas pessoas deixam passar em vários momentos e trajetórias da vida das mesmas, muitas destas chances únicas.

Pedro Holderbaum é gaúcho, nascido na cidade de Porto Alegre (RS), formado em arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS, possui em seu currículo, mais de 100 obras construídas. Além da arquitetura, outra grande paixão do artista são as orquídeas, como orquidófilo e enquanto presidente da Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas (AJAO), Pedro foi o responsável pelo projeto arquitetônico, montagem e desmontagem da Festa das Flores de Joinville por 10 anos consecutivos de 1995 a 2004.

O arquiteto estreou na carreira das artes visuais com grande sucesso, em março de 2014 com a primeira parte da exposição “Torre de Babel” no Joinville Garten Shopping. Em 2015 consolidou o amadurecimento na carreira com a 2ª parte da exposição “Torre de Babel- Segmento Homo Sapiens”. Participou também da exposição “Códigos Corpóreos” no espaço expositivo Juarez Machado, exposição fotográfica da montagem do livro “Fragmentos da Dança”, coordenados pelo fotógrafo italiano Antonio Falzetti e Iandra Pavanati da Udesc Joinville, a exposição fotográfica “Rés do Chão” na Câmara de Vereadores de Joinville e a exposição “Processos  Linha do Tempo”, de outubro de 2016, também na Giuseppe.

Nas 6 obras que compõe a mostra, o artista visual Pedro Holderbaum, que utilizou-se de vários formatos e técnicas em sua composição: fotografia, colagens, arte gráfica, spray e tinta acrílica, são algumas destas linguagens artísticas. O Voo fica aberta ao público para visitação até o dia 18 de junho, domingo.

  O VOO

 Pios agudos atravessam o ar frio no adejar de uma manhã sem brilho, tempo para se aconchegar no tempo que não passa, de sonhos que não vem, da memória de uma história que não foi escrita. Um pensamento que não alça voo para uma vida independente, preso ao chão de uma vida não vivida, imóvel, por crer ser absoluta se crê perfeita. Não ouve, pois para si nada há a ouvir, não vê por estar enclausurada em seu próprio reflexo congelado num tempo irreal, o tempo afinal é a passagem na vida.

Doutro lado o pensamento que não sossega, brinca, e ao brincar não para no infinito labirinto de possibilidades do mundo, mundo de escolhas, apenas refletindo os sobrevoos negros de um mundo hostil, uma inquietude em que o pensamento se esvai na ação, não há mais rumo, nada faz sentido, é na vivência que o sobrevoo do pensamento a contêm.

Entre um e outro a liberdade de se alçar ao mais alto dos voos, além dos castelos de ar, a construção mental de uma práxis de experiências vividas e narradas para si e pelos outros, realidades imaginadas ou não, que imprimem sentido ao se perseguir um sonho.

Posturas que Pedro Holderbaum nos apresenta em sua série “Voo”, a problemática de confrontar a atualidade por caminhos diferentes, em que a liberdade metafórica do voo é a do pensamento, algo que o tribuno romano Catão já o dissera: “Nunca um homem está mais ativo do que quando nada faz, nunca está menos só do que quando a sós consigo mesmo”.

O resultado de suas ações estará contido no voo de seus pensamentos.

Walter de Queiroz Guerreiro, Prof. M.A.

Crítico de Arte (ABCA/AICA).

SERVIÇO

O quê: exposição O Voo

Quando: abertura 16 de Maio (terça-feira)

Onde: Giuseppe Pizzeria – Rua Otto Boehm, 604 – Joinville, SC

Horário: 20h

Visitação: até 18 de junho- (domingo)- visitação sempre de terça a domingo a partir das 18h

Quanto: Gratuito

Contato: (47) 3028-0076

Página do evento: http://www.facebook.com/events/866409653521879/

 INFORMAÇÕES

 Pedro Holderbaum

E mail: pedroholderbaum@yahoo.com.br

Site: pedroholderbaum.com

Telefone: 47 3026 1116- 47 99915 3611

 Melina Rodino- Produção e Marketing

E mail: melina@studio365.com.br

Telefone: 47 99632- 8668

 Rodrigo Domingos- Assessoria de comunicação

Telefone: 47 3025 4225 –  47 99612 3517

E-mail: rdcomunica@rdcomunica.com.br

E aí, o que achou? Deixe seu comentário: