#dicadadona: Como limpar os pincéis de maquiagem

Nem todas as mulheres têm aquela coleção imensa de pincéis de maquiagem. O comum mesmo é usar um para passar o blush, um para a base, um para aplicar a sombra nos olhos e, por fim, um último para esfumá-la. E todos eles precisam ser higienizados, porque acumulam sujeira, gerando proliferação de bactérias e fungos, que adoram lugares úmidos e escuros, além de se alimentarem de restos da pele depositados.
 
 
“Alguns são feitos de cerdas naturais, portanto, são similares aos nossos cabelos ou aos pelos dos animais. Por isso, precisamos lavá-os assim como lavamos nossos fios ou damos banho em nossos cachorros”, diz a dermatologista Tatiana Jerez, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
 
Higienização
 
A limpeza é importante não só para evitar irritações, acne, foliculite, alergias, coceira e vermelhidão no rosto, mas também para fazer o acessório durar muito mais tempo. “Coloque os pincéis em uma vasilha com água e xampu neutro ou sabonete antisséptico [a medida de um copo d’água e dois dedos de xampu já é suficiente]. Utilize um secador direcionando o ar no sentido das cerdas na temperatura morna ou fria para não danificá-las ou deixe-as viradas para cima secando naturalmente”, explica Amilton Macedo, dermatologista com prática em oxidologia. Vale ressaltar que as esponjinhas de pó compacto, por exemplo, ficam sempre úmidas e por isso devem ser trocadas a cada 15 dias.
 
Helua Mussa Gazi, dermatologista e diretora da Clínica Belle Santé, em São Paulo, ensina outro método. “Faça a espuma nas cerdas em movimentos circulares. Use a mão como apoio, que deverá estar em forma de concha. Sem esfregar com força, lave abundantemente em água corrente fria ou levemente morna e deixe secar em um copo com as cerdas para cima ou apoie-as sobre uma toalha limpa.”
 
No entanto, existe outra opção para quem quer praticidade ou precisa usar cores diferentes de sombra: os limpadores, que podem ser encontrados em perfumarias, como a marca Klass Vough, ou em lojas de cosméticos como MAC, Sephora e Contém 1g. “Em dias alternados, borrife o produto diretamente nas cerdas e limpe com um lenço de papel”, conta Juliana Rakoza, maquiadora do Studio W. Isso deve ser feito em casos de emergência, porque a água será necessária em algum momento – é como se você tentasse disfarçar a oleosidade do cabelo com xampu seco ou talco em vez de lavá-lo efetivamente.
 
Juliana Rakoza ensina a lavar os pincéis de maquiagem. Confira:
 

E aí, o que achou? Deixe seu comentário: