#dicadadona | Confira os poderosos benefícios do vinagre de maçã

O vinagre de maçã tem a merecida fama de ser um grande aliado da saúde.Entre as suas exaltadas virtudes, está a de alcalinizar o sangue, melhorando toda a disposição e a resistência do corpo.

vsco_1Sem contar com sua capacidade de “derreter” a gordura, contribuindo para o emagrecimento.

Nesse post eu vou mostrar um pouco sobre os benefícios do vinagre de maçã, o texto ficou um pouco extenso, mas eu garanto que vale a pena ler até o final. Tenho certeza que assim que você acabar de ler você vai ter sempre um vidrinho desse liquido dos deuses em casa.

vinagre

Ajuda a emagrecer: Um estudo da Universidade do Arizona e publicado na revista Diabetes Care observou que após ingerirem duas colheres de sopa de vinagre de maçã diluídos em água antes do almoço e do jantar, os participantes perderam em média dois quilos em um mês. 

Isso ocorre porque o alimento ajuda a reduzir picos de insulina e o nível de glicose após refeições ricas em carboidratos. Os picos de insulina são inimigos do emagrecimento porque quando o carboidrato é absorvido rapidamente pelo sistema digestivo, o nível no sangue sobe subitamente. Assim o pâncreas libera muita insulina que, por sua vez, irá baixar drasticamente os níveis de glicose no sangue, levando a uma hipoglicemia reativa e consequente sensação de fome. 

Além disso, o ácido acético presente no tempero é um bloqueador natural da absorção de amidos e açúcar. Quando estas enzimas são bloqueadas, os carboidratos passam direto através do trato digestivo, comportando-se como fibras insolúveis, que não podem ser digeridas. Assim são eliminadas muitas calorias, que se fossem absorvidas, certamente iriam dificultar a perda de peso. 
 
Previne o diabetes: O vinagre de maçã ajuda a prevenir a doença porque reduz os níveis de glicose e consequentemente os picos de insulina após refeições ricas em carboidratos. Quando a insulina é produzida e liberada no corpo em grandes quantidades levando aos picos, alguns tecidos e órgãos começam a reduzir sua resposta a ele, sendo preciso mais insulina para armazenar a mesma quantia de glicose. Esse processo é um quadro chamado de resistência à insulina, que se não for revertido pode evoluir para diabetes do tipo 2. 

O vinagre de maçã é extraordinário para os cabelos

blogger-image-700327463Ele limpa profundamente o couro cabeludo e dá muito brilho e maciez aos cabelos. 

Cabelos ressecados: esses cabelos possuem as cutículas dos fios abertas e por isso tornam-se secos, ásperos, cheio de frizz e volumoso. O pH de um cabelo assim, normalmente é mais alcalino. Para deixar os cabelos mais saudáveis, é bom investir em produtos  que contenham o pH ácido para fechar as cutículas dos cabelos. O vinagre de maçã possui essa acidez necessária para fechar estas cutículas e manter o cabelo mais brilhoso, macio e com menos volume.

Para fechar as cutículas dos fios: depois de lavar os cabelos normalmente, misture no condicionador (a quantidade necessária para o comprimento dos fios) uma colher de vinagre de maçã. A quantidade de vinagre deve ser menor do que de condicionador. Massageie nos cabelos, deixe agir por 3 minutos e enxágue.

Para dar brilho: o vinagre de maçã equilibra o pH dos cabelos e também dá brilho. Para dar brilho, misture em um copo d’água, uma colher do vinagre de maçã. Depois dos cabelos lavados e condicionados, aplique a mistura, retire o excesso de água e não enxágue, deixe secar naturalmente. Faça isto sempre que sentir os cabelos opacos.

Limpeza do couro cabeludo: por suas propriedades antifúngicas, o vinagre de maçã limpa o couro cabeludo, melhorando a descamação. Misture água e vinagre na mesma proporção o suficiente para limpar o couro cabeludo. Massageie em movimentos circulares e enxague. Depois lave os cabelos normalmente; é como se fosse feita uma pré-lavagem.

Oleosidade do couro cabeludo: adicione no seu shampoo uma colher de vinagre de maça: isso irá equilibrar o pH do shampoo, melhorando a oleosidade.

Queda de cabelo: devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antifúngicas, o vinagre de maçã ajuda a tratar problemas como caspa, seborreia, dermatite, oleosidade excessiva e queda de cabelo. Com um algodão, aplique  o vinagre diretamente no couro cabeludo, apenas na raiz dos cabelos, evitando o comprimento e pontas, deixe agir por 10 minutos e lave normalmente.E a pele, o que é que o vinagre de maçã faz por ela?

vinagre-maca-peleMuita coisa!

Conheça agora três dos muitos benefícios dele quando usado na pele:

1. O vinagre de maçã ajuda a remover manchas de idade: O vinagre de maçã contém alfa-hidroxiácidos, que são poderosos para remover as células mortas da pele e produzir uma cútis mais fresca e saudável.Muitos produtos caros de limpeza para o rosto afirmam ter pequenas quantidades de alfa-hidroxiácidos.O vinagre de maçã, porém, contém níveis muito mais elevados dessa substância, excelente para revitalizar sua pele.

2. O vinagre de maçã ajuda a remover acne e espinhas: Durante a produção do vinagre de maçã, forma-se substâncias como o ácido málico, que dão ao vinagre propriedades antifúngicas, antibacterianas e antivirais, ajudando a prevenir a acne e outras infecções da pele.Além disso, o vinagre de maçã desobstruí os poros e permite à pele respirar corretamente.E também por isso é muito eficaz no tratamento de acne e espinhas.

Acne/oleosidade: devido à sua acidez, quando o vinagre de maçã é aplicado sobre a pele, os poros tendem a fechar, reduzindo a oleosidade da pele e melhorando a acne. Em uma xícara de água, adicione duas colheres de vinagre de maçã. Mergulhe um pedacinho de algodão, retire o excesso e aplique no rosto depois de lavá-lo com um sabonete específico para sua pele, pela manhã e à noite. Logo depois, aplique protetor solar ou creme de hidratação.

3. Regula os níveis de pH

O vinagre de maçã remove não só efetivamente o excesso de gordura da pele, mas também ajuda a regular os níveis de pH, impedindo tanto que a pele fique muito oleosa como muito seca.
 

O que acontece com a sua pele quando você a lava com vinagre de maçã por cinco dias seguidos?Todos esses benefícios acima relatados você sentirá lavando seu rosto com uma solução de vinagre de maçã e água.
Faça isso à noite.Para um uso mais seguro, faça antes um teste de alergia.Aplique um pouco da solução (de 1 parte de vinagre e 3 de água) em uma pequena região do rosto (abaixo do queixo, por exemplo).Espere alguns minutos.

Se não houver reação o uso está liberado.Ah, e não fica cheiro: o odor do vinagre evapora-se rapidinho!Faça essa sequência de cinco dias uma vez por mês.Use 1 xícara de vinagre de maçã em 3 xícaras de água.

Como desodorante e clareador das axilas: Você também pode usar o vinagre de maçã como desodorante. Além de prevenir o mau cheiro, ele também ajuda a  clarear a pele das axilas. Pode usar o vinagre de maça diretamente nas axilas com o auxilio de um algodão.

Trata os pés:  para pés cansados: esta mistura vai ajudar a aliviar dores e relaxar os pés. Em uma bacia, misture 1 xícara de sal marinho, 1 xícara de vinagre e 3 gotas de óleo essencial de lavanda. Misture tudo junto com uma quantidade de água morna ou quente, que cubra os pés. Deixe os pés de molho por uns 15 a 20 minutos.

Para chulé: Combine 2 partes de água com 1 parte de vinagre, e deixe o pé de molho. Pode adicionar 3 gotas de óleo essencial de melaleuca ou de tomilho ou à água; isto ajuda a aliviar bem o odor. Você também pode usar uma mistura de 4 xícaras de água, 4 xícaras de vinagre e 1½ xícara de bicarbonato de sódio dissolvido no líquido. Fique com o pé de molho por 15 a 20 minutos.

Para fungos de unha: Misture duas partes de água com uma parte de vinagre e mergulhe os dedos dos pés por 15 minutos a cada dia. O vinagre de maçã é o melhor, já que tem propriedades antifúngicas. 

Bastam cinco dias para você já sentir os primeiros resultados

No entanto, para todas as receitas, é preciso que você use um vinagre de maçã de boa qualidade. 

Use preferencialmente o vinagre de maçã orgânico.

Em boas lojas de produtos naturais, você encontra este tipo de vinagre.Agite o frasco antes de utilizar o produto sempre.

O vinagre de maçã é bastante forte e para uso no rosto deve ser diluído em água, para evitar qualquer tipo de irritação.

E aí, o que achou? Deixe seu comentário: