Emagreça: conheça os benefícios da batata-doce

Bem diferente da batata inglesa, a batata doce é um alimento bem mais nutritivo, possui menos calorias, é mais saborosa, possui fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais e libera a glicose no sangue lentamente, mantendo a energia do corpo por mais tempo.
 A batata doce é um tubérculo rico em carboidrato de baixo índice glicêmico (IG), isso significa que a absorção desse tipo de carboidrato é lenta e gradual, evitando dessa forma picos de insulina no sangue e consequentemente o acúmulo de gordura corporal, diferente da batata inglesa que tem uma absorção mais rápida. O índice glicêmico da batata doce é de 44, valor baixo se comparado ao arroz branco que tem índice glicêmico de 64.
A batata doce contém fósforo, vitamina A, C e E,  cálcio, magnésio e potássio. As vitaminas A, C e E fortalecem o sistema imunológico e tem ação antioxidante.  A vitamina C é um nutriente importante para a formação do colágeno, desintoxica, pois auxilia na eliminação de metais pesados, e fortalece a função pulmonar.
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Muitos atletas e praticantes de exercício físico estão utilizando a batata doce como uma fonte de energia para o treino. Como a batata doce libera a glicose no sangue lentamente, ela auxilia na queima de gordura e no ganho de massa muscular durante o treino. Ela também pode ser utilizada com uma proteína (frango grelhado) após o treino para a reposição de energia e ganho de massa muscular.
Outro benefício é que a batata doce é um alimento alcalino, isso ajuda a manter o equilíbrio do pH do nosso corpo, pois os hábitos alimentares atuais tem muita concentração de alimentos acidificantes, que prejudicam a nossa saúde e desequilibram o nosso organismo.
A batata doce é uma grande amiga nas dietas de emagrecimento, pois favorece a saciedade, é anti-inflamatória, antioxidante, auxilia no equilíbrio do nosso corpo e previne as doenças crônicas.
Para incluir a batata doce no dia-a-dia basta prepará-la de diferentes formas, cozida, assada no forno, em forma de purê, em receitas com frango, base de torta salgada e panqueca.
Além de auxiliar em dietas de emagrecimento e na hipertrofia, a batata doce é ideal para pessoas que tem diabetes, devido a sua lenta absorção.
Para aproveitar ainda mais das propriedades da batata doce, cozinhe-a com a casca, de preferência no vapor, pois dessa forma grande parte dos nutrientes se conservará.
Espero que tenham gostado e aproveitem a dica!

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