Exposição Jazz Bruto Estreia em Joinville

A Galeria 33 apresenta com exclusividade a exposição “Jazz Bruto”, de Fernando Karl

Uma espécie de senha, de código ou convite irresistível para um transcorrer.
Um túnel de Alice em que a história desfila vertiginosamente, produzindo um enigma na relatividade do movimento, com cores e poesia entrelaçados em nós de borromeu, numa dança de significados e significantes que honrariam Saussurre, Jakobson e Lacan.


Seu deslocamento metonímio compõe mais que um colorido jazzístico, vai além do improviso genial, e isto acontece porque a pintura do Karl é a apropriação de um saber inconsciente em cada respingo soberano e em cada pronúncia desenhada na tinta que faz a letra.
Karl não é Miró ou Mussogorski, muito menos Bukowski ou Drummond.
É uma torrente instrumental que não cessa, uma força da natureza, uma insistência de vida num olhar inquieto e num sorriso discreto.


Leovanil Stange Filho

Fernando José Karl, 56 anos, é natural de Joinville/SC. É jornalista, roteirista de cinema, artista visual e poeta. Foi co-criador e editor-assistente do jornal cultural paranaense “Nicolau”. Trabalhou no suplemento cultural Anexo, do jornal “A Notícia”. Realizou exposição de 20 desenhos a nanquim na Biblioteca Municipal de Curitiba/PR (1990). Coletiva “Os bárbaros”, no Instituto Goethe, em Curitiba/PR (1991). Exposição “Dez grafismos marítimos de Fernando José Karl”, no Museu do Mar, em São Francisco do Sul/SC (1994). Em 1997 realizou a exposição individual “Balneário Badgerd”, na Galeria Lascaux, em Joinville. Autor, entre outros, dos livros “Diário Estrangeiro” (Prêmio Cruz e Sousa/1996/Editora da UFSC); “Travesseiro de Pedra” (Prêmio Cruz e Sousa 1997/Editora da UFSC); “Brisa em Bizâncio” (Travessa dos Editores/2002); “O livro perdido de Baroque Marina” (Prêmio Cruz e Sousa 2010/Categoria Romance/Editora da UFSC) e “Casa de água” (Antologia em comemoração aos 25 anos de poesia/Editora Letra D’água). Roteirista dos filmes “As mortes de Lucana” (2012) e “O aquário de Antígona” (2016).

Visite a Galeria Virtual:
https://www.galeria33.com/karl

E aí, o que achou? Deixe seu comentário: