Guia: Conheça as diferentes padronagens de xadrez

Todo mundo ama um xadrezinho, mas na hora de escolher uma estampa xadrez, nem sempre sabe de qual estampa se trata. Por isso, preparei um guia das padronagens do xadrez para você saber tudo sobre essa estampa!
 
Sabe aquele xadrezinho escocês ou o vermelho de toalhas de piquenique? E aquele da marca de bolsas?
 
Vamos lá:
 
Grunge: Listras largas combinadas com listras mais finas, ganhou popularidade a partir dos anos 80 e se consolidou nos anos 90.
 
 
Tartan Escocês: Em inglês, tartã significa tecido de lã leve. Originário das padronagens utilizadas pelos clãs escoceses. O Tartã é uma trama fechada, possuindo listas diferentes que se cruzam e formam o xadrez.
 
Xadrez Burberry: Criação da grife Burberry em 1924, esse xadrez tornou-se sua marca registrada. Nessa padronagem, o xadrez é formado por listras mais largas combinadas com listras finas.
 
Xadrez Vichy: Os quadradinhos coloridos sobre um fundo branco foram muito usados na década de 50. De quadrados miúdos, aparece bastante em aventais e toalhas de mesa. Os tons costumam ser vermelho, branco e preto. A estampa é original da cidade francesa de Vichy, que fabricava tecidos leves de algodão para aventais e camisas.
Old England: Tradicional da antiga Inglaterra, sua padronagem lembra a do Tartan.
Madras: Xadrez de fio tinto que é formado na tecelagem. Esta padronagem é mais delicada, marcada por tecidos leves e linhas coloridas.
 Buffalo: Também conhecida como Buffalo Plaid, é uma forma mais simples de xadrez com apenas duas cores e listras mais grossas. É típicamente americana e considerada a estampa dos lenhadores. Diz a lenda que, recebeu este nome porque os índios trocavam couro de búfalo por esse tecido. Parece ter origem remota no tartan escocês do clã MacGregor (vermelho e preto).
Prince of Wales (Príncipe de Gales): o padrão original desta padronagem de xadrez é o preto e branco. Perfeito para roupas de alfaiataria pela predominância de cores sóbrias, como o cinza e o preto. Em tons neutros e complementares, ele é discreto e sóbrio.
Argyle: É o xadrez com padrão a partir de losangos transpassado por listras geralmente em cores contrastantes.
Tartan: Esse xadrez é típico de trajes escoceses. Sua característica principal é possuir listras coloridas que criam desenhos de variadas larguras.
 Pied-de-poule: Do francês, “Pé de galinha”. A diferença para o pied-de-coq está no tamanho, pois o pied-de-poule é miúdo (O pied-de-coq tem quatro pontas, ao invés das tradicionais três do pied-de-poule). Mas foi Coco Chanel quem o transformou em um clássico e popularizou a padronagem, usando-a nos seus clássicos tailleurs.
E aí, meninas, gostaram do post? De qual padronagem do xadrez vocês gostam mais?

2 thoughts on “Guia: Conheça as diferentes padronagens de xadrez”

  1. Pingback: zi xiu tang pills
  2. Pingback: chinese bee pollen

E aí, o que achou? Deixe seu comentário: