Hoje é Dia do Hambúrguer! Comemore em grande estilo!

 

Nesta terça-feira (28) de maio comemoramos o Dia Internacional do Hamburguer. Adorado por todos, das crianças até os idosos, essa gostosura tem um lugar reservado só para ele em nosso calendário. Só de pensar já ficamos com água na boca né?! Mas, para não ganhar uns quilinhos a mais – e detonar com a dieta, fui atrás de uma versão do tradicional hambúrguer feito de uma forma bem mais saudável, com grão-de-bico.img-387653-hamburguer-de-frango-e-grao-de-bicoRecentemente o conceituado jornal New York Times publicou um artigo em que enumera os benefícios do grão- de- bico. De acordo com o jornalista Mark Bittman, “o grão-de-bico tem um sabor irresistível e uma textura que poderia até mesmo ganhar um concurso de mais crocante”, diz. De acordo com nutricionistas, por conter triptofano – um aminoácido que produz seretonina – o grão ajuda no combate à depressão.

Fonte de ferro, carboidratos e proteínas, o grão-de-bico é o ingrediente principal da receita de hambúrguer  delicioso e saudável.

Então, para comemorar esse dia em grande estilo, sem precisar abrir mão do regime, separei tres receitinhas que vocês vão amar. Confira!!

Receitinha 1: (Pensando Magro)

receita_hamburguergrao
Blog Pensando Magro

Receitinha 2:  ( Mdemulher)

Essa é uma receita ótima para ter no freezer congelada, é saudável, agrada a todos, inclusive os vegetarianos .

hamburguer-com-molho-pestoIngredientes:

. 2 xícaras (chá) de grão de bico cozido e escorrido
. 5 colheres (sopa) de azeite aproximadamente
. 1 cenoura crua ralada no ralo fino
. 1/2 cebola picada
. 3 colheres (sopa) de salsinha picada
. 3 colheres (sopa) aveia em flocos finos
. 1/2 xícara de gérmen de trigo
. 2 colheres (sopa) de farinha de rosca aproximadamente
. Sal e pimenta-do-reino a gosto

Aqueça o azeite e refogue a cenoura, a cebola, a salsinha, a aveia e o germe de trigo. Tempere com sal e pimenta. Reserve.

Ponha o grão de bico no processador e bata até fomar uma pasta grossa. Junte os demais ingredientes e misture manualmente.

Adicione a farinha de rosca até dar um liga e mexa mais. Divida a massa em 12 partes e modele os hambúrgueres. Leve a geladeira por 1 hora, no mínimo.

Aqueça um grelha antiaderente untada com azeite e grelhe os hambúrgueres. Vire com ajuda de uma espátula e doure do outro lado.

Sirva com molho pesto e fatias de pão integral.

Receitinha 3: ( Folha de São Paulo)

Esta receita é rica em: proteína, fibra, potássio, magnésio, fósforo, manganês, selênio, ácido fólico.

Ingredientes
½ xícara (chá) de grão-de-bico (72g)
2½ xícaras (chá) de água (500ml)
½ xícara (chá) de farinha de trigo integral (60g)
½ xíxara (chá) de gérmen de trigo tostado (68g)
¼ de xícara (chá) de fécula de batata (28g)
½ dente de alho pequeno amassado
1 colher (chá) bem rasa de sal (6g)
Pimenta rosa moída, manjerona e açafrão a gosto (apenas pitadas)

Modo de preparo

Cubra o grão-de-bico com a água e deixe-o de molho por 8 horas. Escorra a água em que ele ficou de molho e jogue-a fora. Ponha o grão-de-bico na panela de pressão e acrescente nova água (500ml). Leve ao fogo e cozinhe por 20 minutos (a contar do momento em que a panela começar a apitar).

Deixe o grão-de-bico amornar e bata-o, com a água do cozimento, no liquidificador. Coloque-o em uma vasilha e acrescente o restante dos ingredientes. Misture até obter uma massa meio mole.

Modele oito bolinhas e, com a palma das mãos umedecida, achate-as, formando hambúrgueres. Acomode-os em uma fôrma untada e leve ao forno alto (230°), preaquecido. Asse por 20 minutos, virando-os na metade do tempo.

Rendimento

Oito unidades

 

 

 

E aí, o que achou? Deixe seu comentário: