Instituto de Aikido realiza semana da Paz

Nos dias 01 a 05 de agosto, o Instituto Tachibana de Aikido irá realizar, no Shopping Müller Joinville, a “Semana da Paz”. Este evento busca despertar a importância do cultivo da paz, conscientizando as pessoas da destruição causada pelo homem e a consequências da bomba atômica, uma clara homenagem aos sobreviventes da bomba atômica que atacou Hiroshima e Nagasaki.    

No mundo todo são feitas homenagens aos sobreviventes da bomba como uma forma de não esquecermos o terror nuclear e semearmos a paz. O Instituto Tachibana também quer prestar sua homenagem à Paz numa semana de reflexão e atividades voltadas à tradição japonesa.

O Instituto Tachibana de Aikido é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo o desenvolvimento e treinamento de pessoas por meio do ensino da cultura, tradição, técnicas e filosofia oriental da arte do Aikido.

PROGRAMAÇÃO

 1 de Agosto (terça-feira) às 20h- Coquetel 

​​de abertura da mostra fotográfica “A Arte da Paz” com imagens do cotidiano do Dojo de Aikido representando vários valores e tradições japonesas. Fotografia de Fabio Ura.

Dia 1 (terça-feira) à 05 (sábado) oficinas de origami, decoração da Árvore da Paz. Oficina de origami: (técnica japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos).Vamos ensinar as pessoas a fazer origamis do tsuru e convidá-las para enfeitar a Árvore da Paz até alcançarmos os mil tsurus de origamis e termos direito a um pedido de Paz universal. O Tsuru é uma ave sagrada do Japão. É o símbolo da saúde, da boa sorte, felicidade, longevidade e da fortuna.

A HISTÓRIA DE SADAKO

Em 06 de agosto de 1945, um bombardeiro B-29, lançou uma bomba de urânio, sobre a cidade de Hiroshima. Estimativas indicam que mais de 140 mil pessoas tenham morrido.

Sadako, sua avó, sua mãe e seu irmão Masahiro estavam tomando café da manhã juntos quando foram surpreendidos por um clarão ofuscante e logo em seguida, uma explosão estrondosa. Ao fugir foram atingidos pela chuva negra. Apesar de ter sobrevivido ao ataque nuclear, dez anos depois, Sadako foi internada e diagnosticada com leucemia. Na época a leucemia era chamada de “doença da bomba atômica”.

Existe uma lenda no Japão segundo a qual, aquele que fizesse mil tsurus de origami teria um pedido atendido pelos deuses. Sadako então passou a fazer os tsurus com intenção de se recuperar, mas compreendeu que sua doença era fruto da guerra e mais do que desejar apenas a sua própria cura, ela desejou a paz para toda a humanidade, para que nenhuma criança mais sofresse pelas guerras. Ela disse sobre os tsurus: “Eu escreverei PAZ em suas asas e você voará o mundo inteiro”.

Como sua doença avançou rapidamente e ela não conseguia mais fazer as dobraduras, seus amigos se reuniram e terminaram os mil tsurus em sua homenagem.   

Tristes e sensibilizados, os colegas decidiram fazer algo por Sadako e por tantas outras crianças. Formaram uma associação e iniciaram uma campanha para construir um monumento em memória a Sadako e a todas as crianças mortas e feridas pela guerra; com doações de alunos de cerca de 3100 escolas japonesas e de mais nove países, em 1958, foi erguido em Hiroshima o Monumento das Crianças À Paz, também conhecido como Torre dos Tsurus, no Parque da Paz.

PARCEIROS

Aliança Cultural Brasil Japão de Joinville

Ambient

Base Comunicação Gráfica

B3 Gestão

entro Oftalmológico de Joinville

Comai

Drefahl

Eco

Fabio Ura

Grand Chefs

Learn

Organo

Simoart

Sou.Fa

Wood​​​​

SERVIÇO

O quê:  Semana da Paz – Exposição “A Arte da Paz” de Fábio Ura.

Quando: Coquetel oficial de abertura dia 1 de junho (terça-feira) às 20h

Dia 5 (sábado) das 16h e às 20h foto oficial com a Árvore da Paz

Onde: Rua Sen. Felipe Schmidt esquina rua Pedro Lobo Centro, s/n – Centro, Joinville

Horário para visitação: Todos os dias das 10h às 22h

Quanto: Entrada gratuita

Site: http://www.institutotachibana.com.br/

FanPage: https://www.facebook.com/InstitutoTachibanadeAikido/

Endereço:Rua Xanxere, 71 – Saguaçu – Joinville

Contato:

Sensei Marcos Tavares (Diretor Técnico e Presidente): marcos@institutotachibana.com.br | Fone: (47) 9995-0294

Wilka Seto-Gehlen (Diretora de Eventos) : wilkasg@gmail.com | (47) 99999-1335

E aí, o que achou? Deixe seu comentário: