Projeto verão: Aposte nos alimentos termogênicos para emagrecer

Alimentos termogênicos exigem que o metabolismo trabalhe em um ritmo acelerado, facilitando a queima das gordurinhas indesejadas. Pensando nisso procuramos alguns desses alimentos que te ajudarão a ativar o metabolismo e abandonar a canga no próximo verão.166013_530137323698564_2033847385_n

Se o seu desejo é conquistar aquele corpão em pouco tempo, uma boa pedida é apostar nos alimentos termogênicos. “Eles despendem mais energia do corpo para serem digeridos. Por isso, estimulam o metabolismo a trabalhar em ritmo acelerado e aumentam a temperatura corporal, facilitando a queima de gordura”, explica Daniela Hueb, nutróloga (SP).Preparamos pra você uma lista completa de termogênicos que te ajudarão no combate aos indesejáveis pneuzinhos. Confira!e13

Gengibre: pesquisas apontam que seu consumo regular pode acelerar o metabolismo em até 20%. O gengibre também melhora a digestão. Um pedaço de 2 cm, três vezes ao dia. O gengibre pode ser consumido cru, misturado ao suco, no tempero de aves e peixes, refogado, em forma de chá ou batido no liquidificador com frutas.

Canela: além da ação estimulante, age como facilitadora da digestão e combate a flatulência. “Também auxilia o tratamento de problemas de pele”, acrescenta Daniela Hueb. Pode ser consumida em pó ou em forma de chá, no caso da canela em pau.

201308010309410000004350Café: contém cafeína, estimulante e termogênico natural, que te auxilia a se manter em estado de alerta. Mas nada de exagerar na dose, ou você pode sofrer com problemas do estômago, insônia e ansiedade. O ideal é consumir até 3 xícaras por dia.

Cacau: possui propriedades estimulantes e antioxidantes devido ao seu teor de cafeína e polifenóis. A combinação dessas substâncias faz bem ao coração, à circulação sanguínea e contém atividade antialérgica, antiviral e anti-inflamatória.

Pimenta vermelha: uma das substâncias presentes no fruto, a capsaicina, tem ação termogênica comprovada e é considerada um dos melhores auxiliares no controle de peso. Também contribui para a retirada de gorduras das artérias. No entanto, tome cuidado: o ingrediente é contraindicado para quem sofre de gastrite ou hemorroida.

Mate: um estudo desenvolvido por pesquisadores do curso de nutrição da Universidade do Vale do Iitajaí (Univali) apontou que o consumo de erva-mate ajuda na perda de peso, no aumento da taxa de HDL (bom colesterol) e na diminuição da taxa de glicemia.

Chá-verde: graças à presença de substâncias como a cafeína e as catequinas, essa bebida obriga o organismo a buscar energia nas reservas de gordura. “Como se não bastasse, ela ainda ajuda na desintoxicação, combate a retenção de líquidos e dos radicais livres – responsáveis pelo envelhecimento.

Linhaça: no quesito controle de peso, oferece dois grandes auxílios: acelera a queima calórica e regulariza o intestino. E não para por aí: ela também proporciona o aumento da defesa orgânica e reduz o ritmo de envelhecimento celular, prevenindo várias doenças.

Óleo de coco: estimula o metabolismo, atua na redução do colesterol ruim e melhora a função intestinal. “Esse tipo de gordura potencializa a absorção de nutrientes”, afirma Daniela Hueb. Uma boa opção é alternar seu uso com o do azeite de oliva, pois seu sabor é mais suave.

Guaraná em pó: Em pó ou cápsulas, 2 g duas vezes ao dia. Encontrado em drogarias e casas de produtos naturais.

Água geladaOito a dez copos por dia queimam cerca de 200 calorias.

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